O poder dos blogs

Sexta-feira, 15 Dezembro 2006 às 1:18 am | Publicado em Tecnologia | 4 comentários

De quem é este blog?...Blogues serão órgãos de comunicação em dez anos

A influência nas decisões é tal que passarão a concorrer com os meios tradicionais

O

s blogues estão a tornar-se num fenómeno cada vez mais relevante e dentro de dez anos serão considerados órgãos de comunicação equiparados aos meios tradicionais, revelam as conclusões de dois estudos apresentados em Paris. O blogue será “um meio de comunicação social como os outros“, afirmaram os investigadores Dave Sifry, fundador do motor de pesquisa americano “Technorati“, e Alexis Helcmanocki, responsável do instituto de sondagem francês IPSOS, no encontro internacional Web 3.
A ideia de que somos ao mesmo tempo produtores e consumidores, podendo contribuir activamente para as nossas próprias decisões e as dos nossos amigos e vizinhos, será tão natural no futuro como é hoje ler um jornal“, acrescentou Sifry.
O facto de 60 milhões de blogues estarem catalogados no fim de Setembro leva a crer que o blogue se vai impor entre os utilizadores destes diários na internet.
De acordo com o último recenseamento do motor de pesquisa “Technorati”, o fenómeno está a conquistar rapidamente novos espaços linguísticos, nomeadamente chineses (dez por cento) e japoneses (33 por cento), que assim se sucedem aos blogues em inglês, ainda líderes com 39 por cento.
Segundo o estudo realizado pelo instituto IPSOS, 61 por cento dos 2.214 inquiridos estão a par dos blogues. O questionário foi feito a residentes de França, Grã-Bretanha, Itália, Alemanha e Espanha.
O estudo do IPSOS permite apurar que os blogues influenciam os comportamentos de consumo de quem os consulta, tendo 34 por cento dos entrevistados respondido que podem renunciar a uma compra após ter lido comentários negativos sobre o produto num blogue.

in Portugal Diário

Anúncios

4 comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Os blogs estão a ocupar os espaços vazios, existentes nas necessidades das pessoas e também a falta de solução por parte das instituições. O ciberespaço e o universo blogueiro são o novo espaço público da era digital. Contribui para a comunicação directa entre os cidadãos (com formas de atracção entre si), sobretudo os mais activos.
    A blogosfera permite construir uma espécie de identidade de domínio público e permite “desinstitucionalizar” as relações e regê-las de acordo com interesses comuns e no âmbito da própria relação virtual onde nos inserimos. Sair da grelha limitada das hierarquias físicas, políticas e de conhecimento comum. Alguns consideram os blogs o quinto poder. Eu não iria tão longe, mas classifico-os como uma forma de expressão valiosa, independente, participada e em constante mutação. E podem ser um valioso contributo político e social, quando usados de forma inteligente e honesta. A informação deixou de estar confinada apenas aos clássicos meios de comunicação e a opinião independente do cidadão é divulgada rapidamente. Pena que em Portugal os blogs não sejam tão conhecidos como nestes países em que se realizou o estudo…

  2. Sinceramente não sei qual será o futuro dos blogs. Mas uma coisa é certa. São difusores de opinião muito poderosos, sobretudo porque, por um lado, catapultam muitos aspirantes a opinion makers. Por outro lado, são claramente hegemonizados pelas personalidades do mainstream comunicacional. Daí que para mim a blogosfera seja um campo que os comunistas e democratas tenham de investir de modo a contrariar a dominância neoliberal.

    Abraço,
    João

  3. E uma grande arma que temos, só precisamos usa-la bem.
    Um abraço e Bom Fim de Semana

  4. Deixámos de ser leitores passivos para ser cominicadores activos. Os lobbies vão ter de rever radicalmente as suas estratégias.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: